
Starlink revoluciona acesso à internet em Cabo Verde
Fevereiro 3, 2025Turismo Digital em Cabo Verde: O Impacto dos Criadores de Conteúdo na divulgação do País.
Com o avanço do Turismo Digital, cada vez mais pessoas utilizam plataformas como Instagram e YouTube para descobrir novos destinos e planear suas viagens. Nesse cenário, criadores de conteúdo especializados na apresentação de locais turísticos têm se tornado agentes estratégicos na divulgação de destinos ao redor do mundo. Cabo Verde, devido à sua crescente reputação turística, tem atraído um número significativo desses influenciadores, resultando em uma maior visibilidade do país no cenário internacional e fortalecendo a promoção como destino turístico.
O turismo digital é um conceito que envolve o uso de tecnologias digitais para aprimorar a experiência de viagem, desde a inspiração, o planeamento até a vivência e compartilhamento da jornada. Vem ganhando cada vez mais proporção já que esta abordagem permite que turistas acessem informações em tempo real sobre destinos, compartilhem experiências em redes sociais, e utilizem aplicativos para reservas de voos, hotéis e atividades. É nesse contexto que Cabo Verde está sendo apresentado, por meio de produtores de conteúdo digital pelo mundo.
O turismo digital não se resume apenas à exposição de destinos. Ele engloba uma ampla gama de tecnologias e estratégias, incluindo marketing digital, realidade virtual e inteligência artificial, conectando viajantes a experiências autênticas e promovendo economias locais. Governos e empresas do setor turístico estão cada vez mais atentos a essa tendência, investindo em estratégias que potencializam o impacto das redes sociais e dos criadores de conteúdo.
Durante os últimos meses, o casal de influenciadores brasileiros, Diego e Thais por meio de seu canal “Rota livre pelo mundo” e o influenciador André com o canal “Nômade Raiz” no Instagram e Youtube, mostraram Cabo Verde, destacando lugares e o seu povo.
Entrevistando moradores enquanto caminhavam pelas ruas das cidades e com conteúdos vídeos criados de modo simples, os seus seguidores puderam acompanhar desde as praias da ilha do Sal, as ruas de Boa Vista, vulcão do Fogo, pontos turísticos e experiências com moradores locais na capital, Praia. Os consumidores desses conteúdos, ao assistirem a vídeos espontâneos e acompanharem relatos e acontecimentos reais, que por vezes podem ser bons ou ruins, acompanham uma experiência sem filtros, com naturalidade e espontaneidade na produção, um tipo de conteúdo sem muita edição que tem ganhado cada vez mais audiência no Youtube.
Somados, o número de seguidores desses influenciadores alcançam 893 800 pessoas só no Instagram, já apenas o André com seu Canal no Youtube alcança mais de 1 Milhão de seguidores, esses por meio de comentários mostraram satisfação e curiosidade em conhecer o país:
“Estou amando os vídeos de Cabo Verde, povo hospitaleiro e feliz traz uma sensação de paz… isso mostra que não precisamos de muito para ser feliz!” – comentário de seguidora do perfil Rota livre pelo mundo.
“Tudo que esse cara faz me dá vontade de fazer…ele me fez querer ir a Cabo Verde, pegar um scooter e ir até a praia. – comentário de seguidor do perfil Nômade Raiz
Assim como esses, outros criadores de conteúdo como o português Paulo Cacela retrata, em seu canal, o quotidiano do povo cabo-verdiano e da Guiné-Bissau, para além dos criadores de conteúdo internacionais, os nacionais vêm fortalecendo a imagem turística de Cabo Verde, adotando uma abordagem mais próxima da realidade local apresentando pontos turísticos do país, destacando-se os cabo-verdianos Elzo Rodrigues, do canal “Dam Mo”, e Egilson Silva, do canal “Xplorador”. Oracy Cruz, por meio do canal “Vamos Trilhar”, nesses canais podes conhecer e explorar trilhas e viagens pelas ilhas de Cabo Verde e outros destinos ao redor do mundo.
No entanto, à medida que Cabo Verde se torna um destino cada vez mais popular, é essencial que esse crescimento seja acompanhado por estratégias de desenvolvimento sustentável. O turismo impulsionado pelas mídias digitais deve ser gerido de forma equilibrada, garantindo que a expansão econômica ocorra em harmonia com a preservação cultural e ambiental do arquipélago. Só assim Cabo Verde poderá aproveitar o potencial das mídias digitais e garantir que sua imagem como destino turístico de excelência não seja apenas construída, mas também mantida e reforçada ao longo do tempo.