
Popularidade do Facebook em Cabo Verde – Dados e Análise de Dezembro de 2022
Janeiro 11, 2023
Anúncios Pagos para Marketing Digital em Cabo Verde: Estratégias e Vantagens para Impulsionar seu Negócio
Março 1, 2024Alcance das redes sociais em Cabo Verde: Dados de Janeiro de 2023
É notável o aumento do uso das redes sociais em Cabo Verde, isto devido à melhoria significativa nos serviços de internet que são oferecidos nas ilhas. Um outro fator que agrega a essa evolução é a vontade que as pessoas adquiriram de compartilhar os seus momentos e expor as suas ideias, apresentar a cultura Cabo-verdiana, naquela que é a aldeia virtual.
Segundo a Data Reportal havia 415.9 mil utilizadores de internet em Cabo Verde, isto no início de 2023, quando a taxa de penetração de internet era de 69,8%. Havia ainda na mesma época 288,1 (mil) utilizadores de redes sociais o que vale a 48,3% da população do país.
Seguem dados que nos mostram a adesão dos Cabo-verdianos em relação às redes sociais no início de ano 2023:
- Facebook: Na mesma época a rede social em questão, dispunha de 267,9 mil utilizadores em Cabo Verde, embora a mesma proíba o acesso a menores de 13 anos, o seu alcance continua elevado, os anúncios chegam a praticamente 45% da população total do país sendo 49,5 mulheres e 50,5 homens. Sendo assim alcança 57,9% do público elegível do arquipélago.
- Messenger: a plataforma de conversas alcançou a meta de 204,3 mil utilizadores, sendo 34,3% da população total, 44,2% da população elegível de Cabo Verde, os seus anúncios alcançaram em termos de sexo, 50,7% do seu público feminino e 49,3% do seu público masculino.
- Instagram: Com um total de 101,3 mil utilizadores em Cabo Verde, alcançava um total de 17% da população por meio de anúncios sendo o público feminino 50,3% e o masculino 49,7%, chegando ao alcance de 21,9% da população elegível no país, mesmo, seguindo a diretriz de proibir o acesso a menores de 13 anos.
- Linkedin: a plataforma de conexões profissionais colecionou 70 mil membros Cabo-verdianos, o que refere a 11,7% da população total, 17,1 do público elegível, tendo como publico dos seus anúncios maioritariamente homens ocupando 57,4% enquanto as mulheres 42,6%.
- X (Twitter): O X, com o menor número em termos de utilizadores em Cabo Verde, reuniu na sua plataforma 21 mil utilizadores que se resume a 3,5% da população total, 4,5% da população elegível, o seu alcance publicitário alcançou na sua maioria homens sendo eles 657,1% e 32,9% o público feminino.
É importante ainda ressaltar que além dos benefícios pessoais, as redes sociais são uma ferramenta poderosa para impulsionar a economia em Cabo Verde. Muitas empresas e empreendedores locais utilizam-nas para a promoção dos seus produtos e serviços, alcançando um público-alvo maior e aumentando a sua visibilidade, logo os seus
ganhos. As redes sociais também permitem a criação de negócios digitais e o desenvolvimento da tão falada, “economia digital” no país.
Em suma, as redes sociais desempenham um papel de grande importância na comunicação, economia e desenvolvimento do país. Elas proporcionam uma plataforma para os cabo-verdianos se conectarem com os seus entes queridos, promoverem a sua cultura e negócios. Contudo, é importante gerir estas redes de forma responsável,
verificando a veracidade das informações. A nossa agência buscou trazer esses dados para alertar sobre a potencialidade de Cabo Verde no cenário mediático e sobre a real importância de trabalhar-se o marketing digital, seja por fins comerciais ou até mesmo políticos.